domingo, 9 de março de 2008

5 novidades que farão você amar (ou odiar) o Internet Explorer 8


Mesmo que ainda esteja instável e não preparado para uso normalmente, o primeira beta do IE8 consegue dar idéia do que a Microsoft preparou para enfrentar a terceira versão do Firefox 3, disponível desde fevereiro.

Veja uma compilação com as principais novidades no Internet Explorer 8 que poderão impedir a crescente migração para o navegador de código aberto ou então levar ainda mais usuários ao Firefox. Confira um resumo das ferramentas que deverão ser os principais atrativos (ou não) do Internet Explorer 8.

WebSlices

Pense nesta função como um leitor de RSS anabolizado. Assim como com seus feeds de RSS, você pode assinar conteúdo dinâmico dentro de uma página. Mas os WebSlices são graficamente mais ricos e podem ser vistos dentro de uma nova barra no navegador com apenas um clique.

Você pode clicar sobre a página que tem pedaços dinâmicos ou simplesmente perceber o conteúdo na barra oferecida pelo navegador, em efeito semelhante ao add-on Operator para Firefox, que aponta conteúdos em MicroFormatos dentro de sites visitados.

A função é interessante apenas se desenvolvedores colocarem conteúdos que se encaixem no WebSlices em suas páginas. No momento, não existe muitas páginas prontas, o que torna difícil adivinhar se designers apoiarão a função ou se o WebSlices se tornará mais uma boa idéia que vai cedo pro túmulo.

Nova barra de Favoritos

A barra Links foi renomeada para Favoritos e ganhou algumas funções. Você pode adicionar WebSlices e feeds RSS, assim como links para páginas. A Microsoft afirma também que podem ser incluídos links para documentos dentro do disco rígido do PC do usuário.

Fica evidente que a barra sofreu uma bela evolução, deixando de ser apenas repositório dos links originais para serviços da Microsoft após a instalação do navegador. A maneira como os menus e janelas do WebSlices ou de feeds RSS são reproduzidas lembra bastante a maneira como o Firefox registra feeds desde sua primeira versão.

Activities

Esta ferramenta dá mais poder ao menu do Internet Explorer acessado pelo botão direito do mouse. Selecione determinado texto ou pare o mouse sobre um item, clique com o botão direito sobre e uma lista de ações aparece, oferecendo a possibilidade de cruzar os dados com serviços de mapa, tradutores, redes sociais ou buscadores.

Dependendo da escolha que você faz, uma janela de preview, como a reprodução de um mapa com o endereço ou da tradução do texto para sua língua nativa, se abre sobre a página.

De novo, porém, a Microsoft tropeça na concentração de serviços próprios oferecidos dentro do Activities - por mais que você busque, é difícil mudar a ferramenta de blogs do Windows Live Spaces para o Wordpress ou Blogger. Quem é fã de serviços do rival Google deverá ficar, pelo menos na versão beta, carente de usar as Activities.

Recuperação de páginas fechadas

Finalmente, o Internet Explorer faz algo que o Firefox apresentou aos (e viciou) usuários de navegadores desde sua primeira versão - recuperar o site visitado após um problema que force o browser a fechar. Caso o IE8 dê problema e feche totalmente ou apenas a aba onde você trabalhava, o software restaura o endereço automaticamente.

Dada sua presença há tanto no Firefox, a função não pode ser encarada como uma novidade no IE8, mas sim como um ajuste tardio feito pela Microsoft no seu navegador - alguém que usa o Firefox ainda consegue imaginar uma navegação sem a recuperação automática das abas?

Domínios mais fáceis de identificar

Algumas URLs são tão longas e complexas que pode ser difícil imediatamente decifrar qual o domínio visitado. Na barra de endereços do IE8, apenas o domínio (como idgnow.com.br) aparece destacado - todos o resto está em cinza claro, deixado sem destaque ao se bater os olhos.

Nenhum comentário: