sexta-feira, 21 de março de 2008

Aprenda a criar uma senha 100% segura

Extra! Extra! Em pleno feriadão estou aqui de plantão trazendo para vocês a solução para quase todas as dúvidas. Vamos lá?

>>>> SENHA ROUBADA
“Minha filha joga ‘Fly For Fun’ no PC de nossa casa. Temos antivírus atualizado, mas semana passada invadiram a conta dela no jogo e deletaram todos os personagens. Eu gostaria de saber como isso acontece e se existe uma maneira de proteger as senhas de possíveis invasores”.
Ana Almeida

Ana, o que deve ter acontecido não tem relação direta com vírus. Existem alguns possíveis motivos para a senha de sua filha ter sido descoberta:

· Sua filha informou a senha a alguém, que agiu de má fé;
· Equivocadamente, ela clicou em um link de um site falso do jogo. Quando ela digitou o usuário e a senha, o site falso coletou os dados;
· Algum conhecido, que sabe a senha do e-mail da sua filha cadastrado no site, usou o recurso “lembrar senha” para ter acesso à informação e entrar no sistema.

Também pode ter ocorrido um problema no site oficial. Seria prudente você entrar em contato com a empresa e pedir informações sobre a perda dos dados. Mesmo que alguém tenha, de forma criminosa, se apoderado da senha e removido o conteúdo do jogo, é possível que a empresa responsável tenha condições, através de backups, de recuperar os dados perdidos.

Proteja sua senha
Vou aproveitar para dar dicas de como criar senhas fortes – que impõe dificuldade a quem tenta nos lesar – e de como evitar roubos de identidade.

· Evite senhas óbvias, como nomes de amigos e familiares, ou mesmo de animais de estimação;
· Evite datas relacionadas a fatos que possam ser conhecidos por outros, como aniversários;
· Nunca anote senhas. Nunca anote senhas;
· Use senhas diferentes para cada contexto: uma para email, outra para sites de comércio eletrônico, outra para serviços variados;
· Evite palavras triviais em suas senhas.

Uma boa senha deve conter:
· Letras e números aleatórios;
· Caracteres maiúsculos e minúsculos;
· Se o site permitir, use símbolos na sua senha (os que ficam acima dos números no teclado, como *,%,#).

img_01_senha_210308.jpgCom essas simples regras você cria senhas fortes. Para testar se a senha que você usa é boa ou não, use este link. Apesar de ser tudo em inglês, não é complicado de entender - você coloca sua senha no campo Password e fica de olho no campo score, que é um percentual de força. Quanto maior, mais forte e segura é sua senha. Como ilustra a imagem ao lado, a título de curiosidade, a senha que coloquei ali, que deu 74% de força, foi Coraxa67*. E, ainda por curiosidade, uma senha com 100% de força, é algo do tipo: !pDm&f4_oP12.

>>>> WINDOWS x WINDOWS
“Eu recebi um arquivo em Excel que foi feito no Windows Vista, e meu PC usa Windows XP. Não consigo abrir o arquivo”.
Léo Marcos

Léo, é provável que você esteja falando de arquivos do Microsoft Office. Você provavelmente tem a versão 2003 ou XP do Office, e quem te mandou o arquivo tem a versão 2007. É possível ter qualquer uma dessas versões no Windows XP e no Vista. Para resolver a questão você precisa de um conversor. A Microsoft oferece em seu site uma ferramenta de compatibilidade. Clique aqui para ter acesso a uma página de download da Microsoft com todos os detalhes necessários.

>>>> PLACA MÃE PASSO-A-PASSO
“Quero trocar minha placa mãe, e já sei instalar a parte física. Preciso saber como instalo a parte lógica, passo-a-passo. Não sou técnico e prefiro fazer eu mesmo. Desde já agradeço.”
Luiz Junior

Luiz, vou ficar devendo o passo-a-passo pois não sei qual é sua placa. Mas certamente ela veio acompanhada de um CD de instalação. Após a instalação do sistema operacional, basta colocar o CD da placa e seguir o passo-a-passo dele. Geralmente, o PC precisará ser reiniciado cada vez que um controlador de dispositivo for instalado. Mas em um espaço curto de tempo você terá instalado tudo. Se sua placa não veio com esse CD, entre em contato com quem lhe vendeu e peça o disco - ele é imprescindível e deve sempre acompanhar uma placa nova.

>>>> MSN NO LINUX
“Se eu tiver Linux no meu computador, consigo rodar programas da Microsoft, como o MSN?”
Fabricia

Infelizmente, não. Você não terá no Linux os programas da Microsoft, mas existem opções similares. Um substituto para o MSN é o aMSN, bastante usado pelos usuários de Linux. Clique aqui para acessar a página de download do aMSN.

Pelo Linux também é possível abrir e manipular praticamente todo tipo de arquivo gerado em um computador com Windows. O nível de compatibilidade, hoje, é muito grande.

>>>> VÍRUS PORTÁTEIS
“É verdade que hoje 99% dos vírus criados têm a capacidade de esconder em dispositivos móveis como pen drive, tocador de MP3 e celulares? Será uma nova tecnologia de vírus?”
Marconi Rodrigues de Moraes

Não há estatísticas definitivas sobre esse caso, mas existem muitos vírus que infectam dispositivos móveis, principalmente pen drives. Não é uma nova tecnologia de vírus, é só uma readaptação de contexto. Devemos lembrar que os primeiros vírus se propagavam pelo avô do pen drive, o bom e velho disquete, certo? Na prática, os vírus continuam a fazer o que sempre fizeram, arrumando meios para se propagar. Mas é importante ficar atento com o elevadíssimo número de infecções de computadores através de pen drives. Lan houses, gráficas, universidades e outros lugares com computadores disponíveis ao público acabam se tornando fontes de vírus se não houver o uso responsável. É sempre bom observar se o PC usado nesses locais tem programa antivírus. E, depois de usar essas máquinas, não esqueça de submeter o pendrive a um exame de varredura em seu computador.

>>>> ERROR 11004
“Quando inicio o computador aparece na tela ¨socket error 11004 ¨. Como resolver este problema?”
Fábio

A explicação é um pouco longa, e eu usaria um post inteiro explicando isso. Mas a internet é uma fonte inesgotável de informações, e sugiro três links de internautas com o mesmo problema que você. Em todos os casos, o internauta teve o problema resolvido, então as informações também devem te ajudar. Confira os casos no Guia do Hardware, no IMasters e no Fórum PCs.

>>>> BATERIA FRACA
“Não consigo acessar o MSN em casa. Aparece uma mensagem dizendo que eu preciso ajustar a hora, mas mesmo ajustando não consigo acessar. Quando desligo o computador o relógio pára e não atualiza sozinho”.
Jonas

img_02_bateria_210308.jpgJonas, a placa mãe do seu PC tem uma pequena bateria - e provavelmente ela está descarregada, por isso você perde as informações ao desligar a máquina. O ideal é chamar um técnico para providenciar a troca. Se você tiver segurança para abrir a máquina, verá facilmente a bateria na placa. Basta removê-la e substituí-la por outra do mesmo tamanho e voltagem - geralmente elas são vendidas em relojoarias ou em uma loja de assistência técnica.

>>>> SEM SOM NO PC
“Formatei meu PC (da Positivo) e depois disso o som desapareceu. Já tentei de todas as formas instalar novamente, mas não tive sucesso - nem o ícone de som que aparecia na área de trabalho aparece mais. Gostaria que me informe um site em que possa baixar o drive de som novamente.”
Gisele

Gisele, no site da Positivo existe uma página exclusiva para o download dos drivers para os produtos da empresa. Mas você vai precisar do número de série de seu PC para baixar o driver correto. Provavelmente ele fica em alguma plaqueta de identificação da Positivo atrás do PC. Caso não encontre essa referência, entre em contato com o suporte da Positivo através deste link.

Um comentário:

Anônimo disse...

severo para error 11004 baixe service pack 3 e seu problema vai ser resouvido