quarta-feira, 19 de março de 2008

Depois de abrir em alta, Bovespa 'vira' e cai quase 3%

A realização de lucros por investidores que vendem ações faz a Bolsa de Valores de São Paulo devolver nesta quarta (19) parte da alta de 3,2% do dia anterior.

Às 14h04, o Ibovespa registrava queda de 2,90%, aos 60.135 pontos.

No início do pregão, a bolsa chegou a operar em alta, mas, perto das 11h, inverteu a tendência.

De acordo com especialistas, o mercado tenta digerir a forte alta da terça-feira, após o corte de 0,75 ponto percentual do juro dos Estados Unidos, que caiu para 2,25%, e a divulgação de resultados melhores do que o esperado do Lehman Brothers e do Goldman Sachs. Os índices das bolsas de Wall Street tiveram a maior alta em cinco anos.

"Tem alguns investidores preferindo realizar lucros", disse Júnior Hydalgo, analista da corretora Cruzeiro do Sul.

Notícias

Segundo ele, o noticiário do início do dia foi positivo. O banco Morgan Stanley reportou lucro também acima das expectativas. E o Departamento de Supervisão das Empresas Imobiliárias Federais (OFHEO, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, aprovou mudanças nas exigências de capital para as empresas de financiamento imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac que permitirão que as duas fortaleçam o mercado hipotecário.

Mas as bolsas de Wall Street eram pressionadas pelas perdas mais fortes das ações de empresas de energia, acompanhando a queda dos preços do petróleo.

Na bolsa paulista, as ordens de venda caíam com mais força sobre os papéis da Vale, dentre as mais negociadas. As ações preferenciais da mineradora recuavam 2,75%, a R$ 46,39.

Mas a líder de perdas eram as ações preferenciais da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) , com baixa de 6,67%, cotadas a R$ 42.

"Isso tem a ver com preocupações quanto à venda da empresa", disse Hidalgo, referindo-se ao leilão de privatização marcado para o próximo dia 26.

Nenhum comentário: