sexta-feira, 7 de março de 2008

Equador, Colômbia e Venezuela selam paz com aperto de mãos

SANTO DOMINGO - Colômbia, Equador e Venezuela encerraram uma disputa nesta sexta-feira, apertando as mãos em uma reunião de cúpula uma semana depois de deslocarem tropas e de vários países cortarem relações com o governo colombiano.

"E com isso... esse incidente que causou tanto dano será resolvido", disse o presidente equatoriano, Rafael Correa, antes de se levantar e cumprimentar o colega colombiano, Alvaro Uribe.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que culpou os Estados Unidos pela crise e enviou tanques para a fronteira com a Colômbia, aliada norte-americana, também cumprimentou Uribe, aplaudiu com vigor e sorriu com vontade.

A resolução da disputa, que surgiu no sábado quando a Colômbia atacou território do Equador para matar um comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), deu um final surpreendente à reunião.

Os cumprimentos foram transmitidos ao vivo pela televisão na América Latina, em resposta a um pedido especial do anfitrião da cúpula, o presidente dominicano, Leonel Fernandez.

Mais cedo Uribe e Correa se enfrentaram na reunião.

Correa chamou o colega colombiano de mentiroso, após ser acusado de ter manter ligações com a guerrilha.

A crise se espalhou pela região, com a Venezuela e a Nicarágua se unindo ao Equador ao cortar relações diplomáticas com Bogotá, enquanto Venezuela e Equador despejavam tropas nas fronteiras com a Colômbia -- o maior aliado dos EUA na região.

A Nicarágua acabou restabelecendo os laços com a Colômbia.

Nenhum comentário: