domingo, 30 de março de 2008

Executivo diz que consoles morrerão em dez anos

Em entrevista ao site That VideoGame Blog (TVGB), Sandy Duncan, atual executivo-chefe da YoYo Games e ex-vice-presidente da divisão de entretenimento da Microsoft européia, declarou que nos próximos cinco a dez anos os consoles devem morrer.

O motivo apontado por Duncan seria a própria evolução tecnológica da indústria, que vai investir cada vez mais no fenômeno da convergência, ou seja, na criação de aparelhos que integrem diversas funções ao mesmo tempo.

Segundo o executivo, desenvolver um novo console custa muito dinheiro e é algo muito arriscado, visto que a própria Microsoft já perdeu bilhões de dólares na época do Xbox. Além de apontar os aspectos negativos do modelo de negócios baseado em consoles, Duncan disse que hoje em dia não existe muita diferença tecnológica entre um videogame como o Xbox 360 e um gravador de vídeo com disco rígido, por exemplo.

Dentro de cinco a dez anos, portanto, o executivo acredita que não existirão mais aparelhos com uma função específica debaixo dos televisores: “Muitas dessas coisas se tornarão virtuais, assim como os serviços oferecidos pelo seu provedor de conteúdo”, revelou.

Quando interrogado sobre quais seriam os produtos considerados por ele realmente inovadores e que influenciaram as duas últimas décadas da indústria de games, a resposta foi: o computador doméstico Sinclair ZX-81, o primeiro console PlayStation, o controle do Nintendo Wii (Wii Remote), a tecnologia HDTV e a banda larga.

No final da entrevista, Duncan disse que a próxima geração de desenvolvedores de jogos será formada por pessoas criativas, que não viverão apenas copiando soluções já existentes. Para esses profissionais, o executivo aconselha que o melhor a fazer é não ficar preso a um único aparelho.

Sandy Duncan deixou a divisão de entretenimento da Microsoft européia em 2003.

Nenhum comentário: