sexta-feira, 7 de março de 2008

Piratas transformam declaração do IR em armadilha para internautas.


E-mail com falsa notícia tenta fazer usuários clicarem em link com códigos maliciosos. Receita Federal informa que nunca entra em contato com contribuintes via e-mail.
Piratas de computador estão aproveitando o início da entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 nesta segunda-feira (3), para tentar fazer os internautas clicarem em um link e infectarem seus computadores com códigos maliciosos.

O golpe é realizado através de um e-mail com a falsa notícia de que um congestionamento no sistema da Receita Federal teria resultado na perda de algumas declarações. Ao final, a mensagem pede ao usuário que clique em um link para saber se sua declaração pessoal estaria dentro do grupo perdido.

O falso e-mail reproduz o design e os logotipos usados pelo site da Receita Federal.

A instituição informou que nunca envia entra em contato com os contribuintes através de e-mails.

Contaminação

Segundo o laboratório McAfee Avert, quando algum internauta clica no link faz o download dois códigos maliciosos, chamados de PWS-Banker.dldr e de PWS-Banker.gen.aj.

Os programas, que não são capazes de se espalharem sozinhos, facilitam o acesso de piratas de computador ao PC do usuário, permitindo o roubo de informações como dados sobre sua conta bancária.

Esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Nenhum comentário: