quarta-feira, 19 de março de 2008

Planos de bomba atômica vão parar na internet, diz site

Planos oficiais para a construção de uma bomba atômica foram expostos na internet na semana passada pelo polêmico site Wikileaks, de acordo com reportagem publicada na terça-feira (19) pelo portal DailyTech. Os esquemas seriam referentes à bomba atômica ‘Fat Man’, detonada pelos EUA sobre a cidade japonesa de Nagasaki, em 1945.


Os planos mostrariam uma descrição britânica da arma desenvolvida nos laboratórios de Los Alamos, nos EUA. Eles fariam parte do Penney Report, conjunto de documentos que havia sido inicialmente liberado e depois proibido pelas autoridades inglesas em 2002.

Segundo o Wikileaks, os planos – datados de 1947 – ainda seriam de domínio público. Para o site, embora o conjunto de documentos tenha tido seu acesso proibido para o público, o governo não teria tentado contatar pessoas que já estariam com a documentação em mãos – um grupo de papéis com o nome oficial de “AVIA 65/1163 Implosion”.

Sem novidade

De acordo com a matéria do DailyTech, o Wikileaks – endereço famoso por publicar documentos secretos de vários governos e que foi alvo de diversas tentativas de fechamento – não vê nenhum problema em disponibilizar na internet planos de armas nucleares.

Nenhum comentário: