terça-feira, 18 de março de 2008

Windows Vista SP1: 6 dúvidas sobre a 1ª grande atualização do sistema


Windows Vista SP1, por enquanto só para quem tem o Windows Vista em inglês. Quem comprou a versão em português terá que esperar até junho pelo SP1, quando o segundo pacote de traduções (onde o Brasil está incluído) será divulgado.

Confira respostas para seis dúvidas que podem atormentar usuários na primeira atualização de sistema do Windows Vista.

1) O que é o Service Pack 1 do Windows Vista?
O Service Pack é uma tradicional atualização usada pela Microsoft para acrescentar novas funções, divulgar correções de segurança em massa e corrigir eventuais problemas de usabilidade no sistema operacional Windows.

Enquanto o Windows XP espera seu terceiro Service Pack, programado para o primeiro semestre de 2008, o Windows Vista ganhou seu primeiro pacote de atualizações nesta terça-feira (18/03).

2) Onde eu posso consegui-lo?
Desde a tarde desta terça, o Service Pack 1 já pode ser baixado pelo Windows Update ou pelo Microsoft Download Center.

3) Instalar o Service Pack 1 é um processo simples?
Nem tanto, a começar pelo tamanho do arquivo – são 434 MB que precisam ser baixados, caso você não tenha aplicado nenhuma correção de segurança ao sistema.

Caso seu Windows Vista já tenha sido totalmente corrigido, o Service Pack 1 se abreviará a um arquivo de 65 MB caso seu sistema tenha 32-bits ou 125 MB caso você tenha um de 64-bits.

Testes preliminares da versão do Service Pack 1 entregue a integradores levaram nada menos que 27 minutos e exigiram três reinicializações do PC – embora demorado, o processo levou menos tempo que a uma hora alardeada pelo SP1 no início da instalação.

Vale lembrar que configurações mais poderosas, como a usada no teste feito pela PC World, decorrem em tempo menor. Se você tem um micro nem tão poderoso, é bom iniciar o processo com paciência.

4) Quais são as principais novidades do SP1?
Não espere novidades no Windows como o Service Pack 2 fez no XP, ao introduzir uma nova central de segurança com firewall e melhorar a segurança das redes sem fio.

O Service Pack 1 para Windows Vista é, segundo palavras de Ricardo Wagner, gerente de produtos Windows da Microsoft Brasil, uma série de “ajustes na linguagem para otimizar a estabilidade e performance o sistema”

E como isto se traduz para o usuário final? A otimização faz com que a cópia de arquivos seja mais rápida, que a inicialização e o fechamento do sistema ganhe alguns segundos de rapidez e que a atividade de rede não demore tanto com tráfego constante, promete a Microsoft.

A otimização de desempenho do equipamento tornará a “experiência de uso bem mais atrativa que antes” no Windows Vista, alega Wagner.

5) Eu não consigo baixar o SP1 pelo Windows Update. Por quê?

A Microsoft lista três possíveis motivos para a impossibilidade de baixar o Windows Vista Service Pack 1, além da quase impossível possibilidade de você já ter a versão final no seu sistema.

O primeiro dele é já ter no PC uma versão de testes do Service Pack 1, o que inviabiliza a instalação do pacote final – para fazê-lo, desinstale o beta do SP1.

A segunda razão é a restrição quanto ao número de línguas lançadas inicialmente no SP1 – num primeiro momento, estarão disponíveis apenas versões em inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. Se você não tem o Windows Vista em qualquer uma das cinco línguas, terá que esperar até o fim do primeiro semestre.

A terceira é o motivo que forçou a Microsoft a atrasar por mais alguma semanas o Service Pack 1: incompatibilidade com drivers. Alguns sistemas nas línguas acima não conseguirão instalar o SP1 por problemas relacionados à incapacidade da atualização reconhecer e funcionar direito com drivers de hardware.

O Windows Update, segundo a Microsoft, verificará se o sistema do usuário tem tais drivers e, caso encontre algum, não permitirá o download do Vista SP1. Uma lista dos drivers ainda afetados pode ser consultado no site da Microsoft.

6) O que acontece se eu baixar a versão em inglês?
Você pode até baixá-la, mas não conseguirá atualizar seu PC. Segundo a Microsoft, o SP tem que ter a mesma língua do sistema operacional instalado. A tentativa de instalação do SP1 em inglês em um sistema em português é abortada com pela alegação de incompatibilidade de idioma.

Isto significa que todos os usuários que compraram o Windows Vista em português terão que esperar até o final do semestre, quando a Microsoft divulgará o SP1 em línguas como chinês, holandês, coreano e italiano, além do português.

A Microsoft Brasil diz que o país está no segundo batalhão para receber sua atualização regional, algo que deverá acontecer provavelmente antes de junho, segundo Wagner.

Nenhum comentário: